Publicado por: blogdoprudencio | março 1, 2012

Forte presença brasileira faz real virar moeda corrente em Buenos Aires – Planeje-se

A forte presença de turistas brasileiros na Argentina transformou o real em moeda corrente nos principais pontos turísticos do país e especialmente na capital, Buenos Aires. Empresas de táxi, lojas no aeroporto internacional de Ezeiza, restaurantes, cafés, lojas de produtos de beleza, camelôs e casas de tango são alguns que aceitam a moeda brasileira.

É possível comer, assistir aos espetáculos e comprar lembrancinhas com reais no bolso. Cada comerciante oferece a sua própria cotação, que pode variar entre 2,40 a 2,50 pesos por real – preço semelhante ao das casas de câmbio.

As amigas paulistas Sueli Mazer, de 58 anos, e Ana Paula Silva, de 28 anos, disseram que compram “de tudo” com reais em Buenos Aires.

“Compramos roupas, xampú, presentes. Tudo com reais”, disse Sueli. Mas elas fazem uma ressalva.

“É preciso apenas ficar atento ao valor que nos oferecem pela nossa moeda. Às vezes, pode não valer a pena.”

As amigas entraram na loja Dodo, uma rede de produtos de beleza, no calçadão da rua Florida, onde se lia um pequeno aviso na vitrine: “Aceitamos reais”.

Na loja, as vendedoras María Joana, de 23 anos, e Juliana Martins, de 24 anos, disseram que a presença de clientes brasileiros é crescente.

“Trabalho aqui há três anos, mas só recentemente a loja passou a aceitar reais. É que são tantos brasileiros que assim as vendas ficaram ainda mais fáceis”, disse María Joana.

Segundo dados do governo da cidade de Buenos Aires, os brasileiros lideraram o ranking de turistas que chegaram à cidade em 2010 e nos primeiros quatro meses deste ano.

Nas casas de câmbio da turística Rua Florida é comum ver filas de comerciantes trocando reais por dólares ou pesos. Em algumas lojas vê-se um aviso na entrada: “Neste estabelecimento falamos português”.

Fonte: BBC

 Sabemos que a boa circulação da nossa moeda, é resultado de uma boa economia cambial e de rendas. Os Brasileiros estão viajando mais para o exterior e prestigiando países da América Latina. A importância do turismo nos países vizinhos aumenta a credibilidade em todo o continente e o retorno é  bom também para o Brasil. Melhor que isso é aproveitar melhor o turismo de nosso país para valorizar ainda mais nosso mercado. Conheça mais do mercado cambial, de rendas e mais de economia com o Planeje-se.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: