Publicado por: blogdoprudencio | fevereiro 17, 2012

Plataforma brasileira oferece serviço de pesquisa baseado em crowdsourcing – Planeje-se

Uma ferramenta de pesquisa baseada na inteligência coletiva. Essa é a aposta da Ledface para tentar conquistar uma fatia do bilionário mercado de mecanismos de pesquisa na internet. Criada em 2010 pelos sócios Horácio Poblete, Leandro Telles, Tatiana Pezoa e Rafael Moretti, a startup de Campinas (SP) tem se destacado em importantes competições de planos de negócios, como a PS10 e o Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação, que elegeu o projeto como o mais inovador entre mais de 370 inscritos. “Os mecanismos de busca atuais não são eficientes para responder a questões subjetivas, pois ainda não existe uma forma eficiente de inteligência artificial disponível para o público. A inteligência coletiva termina sendo a melhor solução nesse sentido”, afirma Poblete.

 No ar desde outubro passado, a plataforma consumiu um investimento de R$ 200 mil, levantados na base do bootstrapping e da rede pessoal de seus fundadores. Entre seus maiores diferenciais está um algoritmo que identifica os grupos que podem responder melhor à dúvida, com base nos interesses específicos declarados pelos próprios usuários. As respostas são escritas coletivamente, já que a possibilidade de edição de conteúdo é oferecida a todos os membros. Quem realizou a pesquisa recebe o feedback em até 24 horas.

 Com cerca de 3.000 perguntas respondidas até o momento (70% sobre tecnologia e startups), a Ledface encontra dois grandes desafios pela frente: engajar os usuários e manter um nível aceitável de relevância para as respostas publicadas. Para superar a primeira questão, o time de empreendedores acredita no apetite por reputação social entre os usuários – os donos de boas respostas ganham medalhas, em um modelo de gamification consagrado por redes como Foursquare. A questão da relevância vem sendo trabalhada por meio de um sistema de pontos que determina a credibilidade de cada usuário, além da automoderação que os membros mais engajados fazem naturalmente. “Existem diversos modelos bem-sucedidos baseados nesses critérios de colaboração. A Wikipédia é um ótimo exemplo que mostra que as pessoas participam pois querem fazer parte de algo maior”, diz Poblete.

 Em fase de desenvolvimento inicial, a Ledface conta com uma base atual de 3 mil usuários e duas frentes de modelos de negócio para gerar receita. Nesse primeiro momento, o objetivo é ganhar fôlego e levantar capital, oferecendo a plataforma em uma versão fechada como ferramenta de processos internos e de open innovation para o mercado corporativo. Mas para chegar à meta de faturamento de R$ 8,5 milhões estabelecida para os próximos três anos, a ideia é aumentar a base de usuários para 100 mil até junho, para então investir no mercado de publicidade contextualizada, conectando marcas e usuários a partir do mapeamento dos perfis criados dentro do site. “Estamos em um momento de ouvir a comunidade que está se formando, aparar as arestas e melhorar os nossos índices de retenção. Queremos diversificar os perfis de usuário ao máximo. A ideia é criar uma comunidade heterogênea e relevante para todas as áreas”, completa Poblete.

Fonte: (www.revistapegn.globo.com)

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