Publicado por: blogdoprudencio | fevereiro 2, 2012

Saiba as diferenças entre os tipos de liderança – Planeje-se

Liderar parece uma coisa simples. Afinal, tudo se resume a mandar e os outros obedecerem, não é? Que nada. Esse é um dos maiores erro de muitas pessoas, inclusive empreendedores. Quando se é empregado, é comum a sensação de que muita gente pensa que chefiar é a glória. Patrões, então, às vezes ficam piores, ainda mais quando a empresa está crescendo. Só que ser líder não é dar ordens. É pensar no coletivo, estimular a equipe, preocupar-se com cada indivíduo. Um bom líder é alguém que tem um comprometimento moral e ético com a empresa e com seus funcionários. O blog Pensando Grande, da Microsoft, publicou um post que fala de liderança, apontando as diferenças ente o líder formal e o líder moral. Veja em qual tipo você se encaixa e tire suas conclusões:

Os líderes formais acreditam que quando a equipe está insegura é mais fácil de liderar, pois as pessoas permitem tudo. Já os líderes morais incentivam e ensinam a sua equipe, destacando o valor individual de cada um.

Os líderes formais querem tomar conta de tudo e não delegam tarefas para ninguém. Eles também têm dificuldade de confiar nos seus funcionários. Os líderes morais buscam estabelecer um ambiente de trabalho cordial. Investem em relações de confiança, credibilidade e valorização de cada peça do seu time.

Os líderes formais valorizam o seu posto de chefe ou patrão e se esquecem dos outros postos da sua empresa, que são tão importantes quanto o dele. Os líderes morais sempre estão dispostos a aperfeiçoar o coletivo e estão abertos a feedbacks, mesmo quando ouvem o que não gostam.

Os líderes formais não conseguem enxergar o potencial dos funcionários. Já os líderes morais trabalham junto à equipe e desenvolvem soluções para problemas dos funcionários.

Os líderes formais acham que quando a empresa consegue algum resultado satisfatório, o mérito é dele. Os líderes formais focam nos resultados de todos e acha que vitória do funcionário é sucesso da empresa.

Qualquer tipo de trabalho traz à tona sempre muito estresse. Mas para deixar os problemas de lado e saber o que fazer e no que realmente apostar na hora de sair de um sufoco, o Planeje-se traz para você algumas dicas. Aposte na administração do seu negócio, a fim de colher frutos no futuro.

Fonte: BlogdosEmpreendedores

Por: Erika Bismarchi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: