Publicado por: blogdoprudencio | novembro 1, 2011

Para se dar bem no comércio eletrônico, empreendedores devem se profissionalizar – Planeje-se

A expectativa para o faturamento do mercado de comércio eletrônico no Brasil até o final deste ano é de R$ 18,7 bilhões, o que representa crescimento de 26% com relação a 2010, quando o setor faturou R$ 14,8 bilhões, segundo dados da e-bit. O número se deve ao aumento de e-consumidores que passaram a se sentir seguros em fazer compras virtuais e também aos novos players que surgem no mercado a cada dia. Se de um lado, o comércio eletrônico está chamando a atenção do público, por outro, muitos empreendedores que passaram a investir nesse negócio querem ser bem sucedidos.

Apesar de números tão atraentes e do crescimento a todo vapor, ainda há muitos empreendedores que não estão bem preparados para ser bem sucedidos nesse negócio. Ao analisar uma base de clientes que chega a mais de 2 mil lojas virtuais, noto o quando ainda falta para seus gestores o conhecimento em algumas áreas específicas para que possam acompanhar o crescimento apresentado pelo mercado e ainda se manter competitivo.

Para quem já tem loja virtual e para quem quer montar, é importante saber que há cursos disponíveis no mercado que podem ajudar a dar um “up” no conhecimento, como cursos de “Marketing Digital”, que qualifica empreendedores a divulgar suas lojas, serviços e produtos, traçando plano de marketing agressivo, com estratégias adequadas para atrair a atenção e o desejo de compra do consumidor no mundo web. Tão importante como é o investimento em ferramentas como banners, redes socias, Google Adwords, entre outras, que são necessárias para alcançar os resultados desejados em campanhas e ofertas.


Outro passo a ser dado por quem quer ser bem sucedido no comércio eletrônico e, consequentemente fazer a loja virtual deslanchar, é a gestão de logística. Não adianta ter uma loja bem montada, que estimule a compra, se o consumidor não receber seu produto no prazo exato.


Em situações como essa, não será o nome da transportadora, mas o da sua loja, que estará em jogo. O empreendedor deve se capacitar para gerir a área de logística que envolve todas as etapas desde o controle de o estoque, deslocamento de produtos até a entrega ao destinatário. O lojista deve ter em mente que se trata de um fluxograma e que todas essas etapas devem ser bem desenhadas, e pensar no lado do e-consumidor, que tem direito a acompanhar o status da compra.


E para garantir o sucesso de uma estrutura de compra e venda bem montada, o empreendedor deve pensar na alma do negócio, que nada mais é do que a gestão financeira da loja virtual, outro treinamento em que vale a pena investir. Com conhecimentos nessa área, o empreendedor poderá traçar relatórios do desempenho da empresa, identificar as ameaças e oportunidades do mercado onde atua e também fazer planos para o futuro no que poderá investir no curto ou longo prazo.


Se o empreendedor realmente pensa em se dar bem no comércio eletrônico, o caminho pode ser um pouco mais trabalhoso do que pode revelar a aparência de um site na internet. Mas a contar pelos números e expectativas animadoras em âmbito mundial, com certeza a combinação de suor e talento poderá render bons frutos.

.

FONTE:  Eduardo Alberto

.

Para abrir um negócio online, é preciso ter os mesmos cuidados de uma empresa tradicional. E se você é como eu que ainda tem dificuldades no dia a dia da empresa, precisa conhecer o Planeje-se! Ótima ferramenta de apoio a tomada de decisão! Experimente grátis e sem compromisso!

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: