Publicado por: blogdoprudencio | outubro 12, 2011

Quando adotar promoções do tipo “leve 3 pague 2”?

No dia-a-dia nos deparamos inúmeras vezes com promoções do tipo leve 3 pague 2. Porém o motivo da realização desse tipo de promoção muitas vezes é desconhecido pelos empresários do segmento das micro e pequenas empresas, o que acaba impedindo que eles mesmos se beneficiem dessa estratégia comercial.

Para esclarecermos este assunto, veremos neste artigo os principais motivos para utilização desse tipo de promoção, bem como os cuidados legais que devem ser tomados, especialmente em relação aos direitos dos consumidores.

Objetivos desse tipo de promoção:

Este tipo de promoção geralmente tem 3 objetivos básicos, a saber:

1) Diminuição de estoques:

Neste primeiro caso, o uso da promoção do tipo leve 3 pague 2 se dá quando é detectada a existência de excedentes de estoques de um determinado produto. Exemplo: um estabelecimento atacadista superdimensionou o pedido de um determinado produto perecível que agora, além de ocupar um precioso espaço em suas instalações, corre o risco de ter seu prazo de validade vencida, o que ocasionaria grandes prejuízos. A adoção desse tipo de promoção pode ser uma saída para lidar com este problema.

2) Criação de novos mercados:

Já no segundo caso, o objetivo do uso desse tipo de promoção é estimular o consumo de novos produtos, promovendo assim a abertura de novos mercados. Exemplo: uma indústria lançou uma nova embalagem de 200 mls de um iorgute. Para incentivar o seu consumo, ela oferece uma unidade dessa nova embalagem na compra de 2 embalagens de1 litrodo mesmo produto.

3) Ajuste do mix de produtos:

No terceiro caso, a estratégia adotada visa ajustar o mix de seus produtos junto ao mercado, melhorando inclusive sua posição junto aos seus concorrentes. Exemplo: um determinado produto é fabricado em embalagens de 1 quilo, porém, em pesquisas realizadas junto aos consumidores, ela verificou que a preferência é pela embalagem de500 gramas. Na pesquisa ficou ainda identificado que esta indústria tem perdido mercado para suas concorrentes que adotam apenas esta embalagem de500 gramas. Assim, a indústria resolve descontinuar a produção de 1 quilo e para acabar com os estoques existentes e promover a nova embalagem ela adota a promoção de leve 2 embalagens de 1 quilo ganhe 1 de500 gramas.

Cuidados em relação aos direitos dos consumidores:

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor deverá sempre ter direito à livre escolha sobre a quantidade que ele deseja adquirir de um determinado produto. A violação desse direito pode até mesmo configurar venda casada, o que sujeito a empresa e empresários infratores à aplicação de pena de detenção de2 a5 anos e multa.

Assim, para não correr o risco de ver este tipo de promoção se transformar em um problema legal, aconselhamos que os produtos que fizerem parte desse tipo de promoção também estejam disponíveis para aquisição em embalagens unitárias, de modo que o consumidor possa escolher entre levar a promoção ou a unidade individual daquele produto.

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