Publicado por: blogdoprudencio | outubro 3, 2011

Avaliações ajudam o desenvolvimento do negócio

Para um negócio dar certo, o relacionamento entre funcionários e gestores é fundamental. Mas isso não é só. É preciso executar um bom trabalho e que cada um entenda as suas responsabilidades dentro da operação. Para auxiliar nesse processo, existem ferramentas de avaliação de desempenho.

Nesta semana, recebi um e-mail dizendo que todos os funcionários – exceto os que haviam sido contratados há menos de seis meses – deveriam fazer avaliações de desempenho. Em anexo havia um arquivo com as questões que eu deveria responder por escrito e também tópicos para os quais eu deveria dar notas. Em seguida, deveria apresentar a auto-avaliação par o gestor da equipe, para que ele fizesse uma avaliação sobre o que eu já havia sinalizado. Depois disso, marcaríamos uma reunião para discutir a avaliação realizada e procurar analisar as eventuais diferenças e chegar a um consenso.

A princípio, pensei que isso poderia ser algo constrangedor, afinal, dar notas para o seu trabalho não é uma tarefa das mais fáceis. Mas me surpreendi. Avaliações de desempenho fazem com que, em um momento formal, empreendedor e funcionário possam discutir o desenvolvimento do negócio.

A partir dessa conversa, as partes conseguem ter um feedback de como está a gestão e do que deve ser aprimorado no trabalho até então desenvolvido. Para que as avaliações deem certo, uma dica é realizá-las com frequência – intervalos de um ano ou menos – e pedir para que haja sinceridade de ambas as partes, já que é a partir disso que problemas podem ser descobertos e solucionados.

.
Eu tenho muitas dúvidas na área pessoal da empresa, e tenho usado a ferramenta online de apoio a tomada de decisão: Planeje-se. Experimente gratuitamente! www.planejese.com.br !

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: