Publicado por: blogdoprudencio | setembro 19, 2011

A demanda pelos produtos está maior do que a projeção de capital de giro. O que fazer?

 

Negociar com os fornecedores atuais: Como há demanda para os produtos, vale a pena tentar renegociar preços de compra e/ou condição de pagamento (prazos). Isso poderá melhorar as margens de lucro e ajudar a equilibrar o fluxo de caixa. O argumento que você poderá usar é que os volumes comprados devem ser maiores que o inicialmente imaginado. Isso poderá aumentar seu poder de barganha.

Buscar novos fornecedores: Se não houver sucesso na negociação com fornecedores atuais, sempre vale a pena pesquisar novos fornecedores no mercado. Aliás, isso deve ser uma prática permanente na gestão da empresa.

Rever produtos e preços de venda: Simultaneamente às negociações com fornecedores, pode-se analisar a possibilidade de trocar os produtos vendidos, testando porém variações nos preços de venda de forma a melhorar a receita e as margens de venda.

Recorrer a um banco para financiamento de capital de giro é sempre a última solução a adotar. Os juros pagos pelo financiamento tendem a reduzir ainda mais as margens de venda, pois é preciso considerar as despesas de juros na apuração da margem de venda. Se não houver alternativa e for realmente necessário financiar o capital de giro em banco, a recomendação é pesquisar as melhores taxas no mercado e quitar o empréstimo tão cedo quanto possível.

FONTE: Kenzo Otsuka

Outro problema que sempre apresentei, foi a dúvida na quantidade de produtos comprados, e capital de giro preciso. Hoje indico, e com prazer, o site que conheci na internet, e me ajudou em todos esses quesitos: o Planeje-se! Empreendedores conheçam o site. Experimentem por 5 dias sem compromisso, e depois me contem! Aposto que vão gostar!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: