Publicado por: blogdoprudencio | setembro 8, 2011

Como estimar o fluxo de caixa para os próximos meses em uma empresa iniciante?

A parte mais sensível é a projeção de vendas. É bom começar a pensar no que acontecerá nos próximos meses que podem mudar o ritmo de crescimento das vendas

O primeiro passo é organizar as vendas mensais que a empresa teve no último ano de operação e calcular como se comportou o crescimento mensal das vendas em variação percentual mês a mês. A projeção é feita olhando para este crescimento e se perguntando: “vai continuar neste ritmo ou em um ritmo diferente?”. A resposta vai fazer com que você projete as vendas mensais para o ano seguinte. É claro que as informações são subjetivas, mas lembre-se que sua expectativa é que vai gerar algo a ser alcançado pela sua empresa. Isto que é importante. Todo mês, confira se tudo está indo de acordo com o esperado.

A parte mais sensível é a projeção de vendas. É bom começar a pensar no que acontecerá nos próximos meses que podem mudar o ritmo de crescimento das vendas. Cada negócio tem o seu e o empreendedor é a melhor pessoa para saber. As outras pessoas podem até ajudar, mas a melhor previsão é a do empreendedor, que conhece melhor o negócio.

 

As outras partes da projeção são dependentes das vendas:

Gastos: devem ser deduzidos das vendas esperadas e é essencial separar os gastos em: não dependentes das vendas (fixos) e dependentes das vendas (variáveis). Os gastos variáveis são um percentual das vendas enquanto os fixos aumentam com a inflação, em geral.

O resultado será o fluxo de caixa das operações e ele deve ser somado ao caixa que a empresa tinha no início do mês para se ter o caixa do final do período. Se ele for negativo, faltará dinheiro e é bom já pensar em como cobrir esta falta. Se for positivo, pode se pensar em investir ou então em planejar uma distribuição de lucros para melhorar a qualidade de vida do empreendedor.

Utilize uma planilha – como as do Excel – que identifique as vendas e gastos relevantes com clareza e organize seu sistema de informações. Procure ter um canal de comunicação com os clientes atuais e potenciais para obter informações para ajudar nas suas projeções de vendas e um controle dos gastos que ocorreram a partir do extrato da empresa e das notas fiscais de compra.

FONTE: Ricardo Almeida

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