Publicado por: blogdoprudencio | agosto 30, 2011

Como obter sucesso com negócios de nicho em cidades pequenas – Planeje-se

É muito difícil desenvolver um negócio de nicho que seja realmente lucrativo. Principalmente se o nicho escolhido for muito específico, para uma classe de clientes muito detalhada.

Os nichos podem gerar grandes negócios se forem explorados da maneira correta. Mas como obter sucesso no mundo real explorando um mercado tão específico numa cidade pequena?

Cidades pequenas por si só já apresentam dificuldades para qualquer negócio. Poucos clientes, custos elevados, cultura local muito forte, dentre outras. Você precisa se esforçar ao máximo para conquistar cada cliente do seu nicho. Cada cliente é precioso para o seu negócio. E para isso, precisa estar visível para todos eles. E um ponto comercial no centro, mesmo em cidades pequenas, é um custo muito elevado para um negócio tão específico.

Uma solução interessante é manter estandes em lojas maiores, feiras ou shopping centers. É uma forma de reduzir os custos de manter uma sala comercial em um ponto movimentado.

É a mesma estratégia utilizada por operadores de celular no Brasil, como a Vivo, Claro, Tim, Oi, etc. Você já deve ter visto estandes dessas empresas em grandes lojas de móveis e eletrodomésticos. As lojas maiores dessas empresas são encontradas apenas em locais estratégicos, onde tem movimento suficiente para manter uma loja específica.

Dessa maneira você pode começar com um baixo custo, e se quiser investir na idéia, pode ampliar sua rede de estandes para várias empresas, nas cidades vizinhas. É uma boa maneira para seu negócio ficar sempre visível para seus clientes.

Você também pode fazer um bom uso da internet para auxiliar o seu negócio de nicho. Manter um blog descontraído da sua empresa, com algumas campanhas de marketing de guerrilha, é muito fácil e barato hoje em dia. E você ainda fica constantemente atualizando seus clientes sobre tudo que está acontecendo na sua empresa.

FONTE: Matheus Zeuch

Como tenho recebido muitos pedidos de dicas para empresários que moram em cidade interioranas, resolvi postar esta matéria. Mas independente do local que irá abrir o seu negócio, não se esqueça: Planeje-se. Uma ferramenta online de apoio a tomada de decisões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: