Publicado por: blogdoprudencio | agosto 23, 2011

Uso corporativo das mídias sociais: ainda há dúvidas? – Planeje-se

Apesar de mais da metade dos brasileiros utilizarem as redes sociais online e canais como Facebook, Orkut e Twitter já estarem estabelecidos no Brasil, ainda há muitas empresas que hesitam em participar oficialmente desta movimentação, perdendo, assim, a oportunidade de estabelecer relações relevantes com seu público-alvo.

No ambiente online os consumidores podem opinar sobre suas escolhas, trocando informações e impressões que não se restringem mais a barreiras geográficas ou sociais, aumentando a visibilidade das empresas no dia a dia do consumidor. Por consequência desta percepção, os investimentos em marketing digital aumentaram e para se destacar mais do que nunca é preciso inovar.

Quando falamos sobre redes sociais, o ponto mais importante é justamente a compreensão de que elas são ambientes de relacionamento. Esse é o grande objetivo do mundo corporativo participar desta movimentação. Para tanto, manter os perfis atualizados, utilizar uma linguagem direta, retornar aos questionamentos e planejar ações para contornar insatisfações ou objeções são itens indispensáveis para que essas ações sejam de fato produtivas. Estar presente apenas para manter um canal social sem uma atuação planejada e sem fornecer conteúdo relevante para o público-alvo, dificilmente conquistará o consumidor.

Para fundamentar a atuação nas mídias sociais, alguns pontos devem ser avaliados e planejados pelas corporações:

– Quais os canais adequados para cada negócio.

– Quais as características de cada um deles para adequação de linguagem.

– Quais os objetivos a serem atingidos com esta atuação.

– Como a concorrência já está atuando.

– O que o consumidor espera ouvir da marca nas mídias sociais.

O monitoramento constante e a avaliação da repercussão dessas ações permitem basear toda esta atuação e direcionar os próximos passos para a formação de uma imagem sólida junto ao público-alvo. Desta forma, as vulnerabilidades podem ser identificadas e efetivamente transformadas em oportunidades, viabilizando o processo de fidelização da rede de consumidores e fortalecendo a imagem de transparência das instituições.

Fonte: Elizangela Grigoletti

Anunciar e divulgar o seu negócio é sempre válido, mas se ainda restam dúvidas de qual melhor meio de comunicação escolher, conheça o Planeje-se. Uma ferramenta online de apoio a tomada de decisões. Experimente por 5 dias de forma grátis.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: