Publicado por: blogdoprudencio | agosto 16, 2011

Cindo dicas para perder o medo de abrir um negócio

Abrir uma empresa envolve risco. É por isso que, apesar das milhares de pessoas que sonham em se tornar o próprio patrão, muitos desistem antes de começar. O motivo que leva muitos candidatos a empreendedor a desistir de forma prematura é o medo. É o receio de investir o capital acumulado com sacrifício numa ideia, sem segurança de retorno.

Não é para menos. Apesar do potencial do brasileiro para o empreendedorismo, uma grande parte dos empresários paulistas (27%) fecha as portas antes de completar dois anos de vida. Uma das causas mais comuns dessas falências é a falta de planejamento. Por isso, é possível minimizar os riscos. Veja a seguir as dicas da colunista para driblar o medo e apostar no seu potencial empreendedor.

Planejamento

1- Avalie seu próprio perfil
As suas chances de sucesso irão aumentar se você tiver bem claro quais os papéis que devem ser desempenhados por um empreendedor, e qual deles você está disposto a aceitar. A atividade de empresário envolve três figuras: empreendedor (que decide e direciona o negócio para um rumo ou para outro), gestor (que administra a empresa) e operador (que executa as tarefas). É preciso saber de antemão em qual delas você se encaixa melhor, além de como e por quem todas elas serão executadas. É muito difícil desempenhar todos os papéis com eficiência.

2- Explore várias ideias e faça o que gosta
Não se feche na primeira ideia boa. Mantenha a mente aberta e considere várias opções, pois elas vão simplificar a sua escolha. Explorar várias ideias minimiza a possibilidade de erros na montagem do seu plano de negócios. Ter interesse e prazer naquilo que você faz também é importante. Isso torna mais fácil a administração do negócio, já que empreendedores costumam trabalhar muito mais horas que funcionários.

3- Prepare-se bem
Só vai ganhar tempo e confiança se dedicar algum tempo somente para se preparar. Estude, faça cursos e busque conhecimento sobre empreendedorismo, plano de negócios, administração, finanças, marketing e o máximo de informações possível sobre os temas ligados ao seu ramo de atuação. Quanto maior seu conhecimento, menor será o medo de o negócio não dar certo. Essa fase também serve para identificar quais as áreas em que você precisa se preparar melhor.

4- Procure atuar com temas que você conhece e o motivam
Muitos empreendedores não aproveitam a experiência que adquiriram em anos de trabalho remunerado em outras empresas e partem para algo novo na hora de abrir um negócio. Isso pode ser um erro. Quanto maior a afinidade que você tiver com o tema, mais oportunidades de negócio podem surgir.

5- Estude o mercado e avalie a viabilidade da sua ideia
É fundamental estudar o mercado no qual você quer atuar para saber se a sua ideia não é uma ilusão. A maior parte dos empreendedores, porém, não tem capital para investir em uma pesquisa de mercado, mas outras fontes podem ajudar muito, como livros, revistas do setor, pesquisa de campo e a internet.

Fonte:  

Independente do tipo de negócio, abrir uma empresa requer experiência.  E durante o dia a dia da empresa, todos nos precisamos ter um apoio a decisão. Conheça o Planeje-se, ele vai te ajudar em vários setores da sua empresa. Experimente 5 dias grátis e sem compromisso.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: