Publicado por: blogdoprudencio | agosto 11, 2011

Venda: ouça o cliente, entenda suas necessidades e feche negócio

               

    Uma venda perdida coloca por água abaixo todo o trabalho de desenvolvimento de produtos, precificação e comunicação da empresa.

O vendedor precisa ser capacitado e motivado para conquistar a clientela; caso contrário, o negócio pode ficar às moscas…

Uma das atividades mais antigas existentes no mundo, a venda ainda é um dos grandes desafios das empresas na atualidade. O segredo de se vender bem é conhecer a diferença entre atender e vender.

O atendimento é um comportamento passivo e receptivo frente ao cliente. O foco geralmente está na entrega do produto e não se leva em consideração as necessidades do consumidor.

A venda consiste em negociar, ouvir com interesse e entender as necessidades dos clientes. É um processo de análise do consumidor com foco no atendimento e superação de suas expectativas.

São frequentes as situações nas quais nos deparamos com vendedores extremamente despreparados. Pessoas mal humoradas, desmotivadas e sem nenhum tipo de qualificação para entender as nossas demandas e ofertar produtos adequados.

É fundamental que as empresas tenham uma visão profissional de sua equipe de vendas. Para isso, é preciso realizar capacitação, valorização e gerenciamento das vendas, sempre lembrando que os vendedores são o ponto de contato como os nossos clientes. Uma venda perdida por falta de preparo implica em colocar por água abaixo todo o trabalho de desenvolvimento de produtos, precificação e comunicação da empresa.

Por Adm. Eraldo Ricardo dos Santos

Ter duvidas e dificuldades na hora de tomar decisões de como vender, são normais em todos os empresários. Eu pessoalmente, usei o Planeje-se para tirar duvidas se deveria dar desconto e outros assuntos. Faça um teste grátis de 5 dias nessa ferramenta online de apoio a tomada de decisões.

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