Publicado por: blogdoprudencio | agosto 4, 2011

EVITANDO A FALÊNCIA – Planeje-se

Falar em falência de uma empresa nos dá uma sensação ruim, não é mesmo? Afinal, trata-se da uma situação dramática e sem solução, que vai prejudicar muita gente e impactar sobremaneira na sociedade, e, sempre de maneira negativa.

Você consegue imaginar-se numa situação de falência?

Não? Que bom! Significa que nunca vivera tal situação, então, para que você continue desconhecendo essa sensação, como empresário, saiba que “tem que correr muito” e aprender a administrar sua empresa com inteligência e planejamento.

Reproduzo abaixo, um trecho do livro “evitando a falência” de Henrique Montserrat Fernandez.

Ninguém abre uma empresa pensando em fechá-la após um breve funcionamento. O tempo, dinheiro e esforço investidos
merecem um retorno satisfatório, e este só ocorre, em geral, havendo sucesso, após alguns anos de trabalho duro.

Infelizmente, no entanto, muitos negócios não chegam a prosperar. Eles quebram antes disso. Quais serão as razões para isso ocorrer?

Observei que apesar de muitas serem as situações que levam uma empresa a falir, a principal causa acaba sendo, quase sempre, o erro humano.

Está sempre nas mãos das pessoas (empresários, executivos e de todos os funcionários) o futuro de uma organização. É uma responsabilidade enorme. Muita coisa depende de se fazer o certo.

Parece óbvio, mas infelizmente não é. Erros humanos continuam ocorrendo todos os dias. Alguns são mortais.

O fechamento de qualquer empresa prejudica toda a sociedade. Sua falência afeta um sem-número de pessoas além dos donos, seja de forma direta, através do desemprego e conseqüente empobrecimento da qualidade de vida familiar de seus exfuncionários, seja de forma indireta, afetando fornecedores e clientes, ou de maneira mais sutil, através da redução de valores obtidos pela cobrança de impostos.

Manter uma empresa viva torna-se, nos conturbados dias atuais, um dos maiores desafios de qualquer administrador. As rápidas alterações ambientais de mercado que têm de ser levadas em consideração superam em muito a capacidade de vários gestores. Na maior parte das vezes lhes falta a formação necessária para enfrentar esses desafios, em muitas outras, a falta é de visão.

Lembre-se: a falência é como a morte que acompanha uma doença fatal. Mas pode ser evitada através da colocação em prática do que for corretamente planejado. O papel aceita qualquer coisa e, por mais bonitas que sejam as frases de efeito a respeito de visão da empresa, liderança ou estratégia, isso de nada adiantará sem que você “arregace as mangas” e transforme tudo em ação. É o executar que traz o sucesso para uma empresa.

Fonte: http://portal.pr.sebrae.com.br

As empresas fecham com pouco tempo de existência por vários motivos, e entre eles, estão os erros em pontos básicos de empreendedorismo. Esta com duvidas de como gerir sua empresa? Que tal conhecer  uma ferramenta online de apoio a tomada de decisões? Eu uso o Planeje-se, e estou muito satisfeito. Experimente por 5 dias, sem compromisso. Aposto que vai gostar.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: