Publicado por: blogdoprudencio | agosto 2, 2011

Sem planejamento, empresas têm prejuízo com compra coletiva

Empresas podem ter prejuízos ao não definirem estratégias para atuar em sites de compras coletivas

Os sites de compra coletiva oferecem descontos em produtos e serviços que só serão válidos depois de atingirem um número mínimo de interessados. Esta pode ser uma ferramenta de publicidade interessante para empresas de micro e pequeno porte. Ofertar uma promoção num site deste tipo é como se o empresário fizesse um investimento na divulgação da marca e conquista de clientes.

Como o preço do produto ou serviço está abaixo do normal, os sites de compra coletiva ficam com mais de 50% do valor da oferta. As empresas acabam se sujeitando a receber um valor inferior ao de custo para ganhar publicidade no mailing desses sítios eletrônicos. Por isso, é fundamental que o negócio se planeje antes de oferecer ofertas nos sites de compras coletivas. Sem planejamento, o resultado pode ser devastador.

Em Pirenópolis (GO), a empresária Marta Carvalho, dona de uma pousada, fechou negócio com um site de compras coletivas sem calcular se a promoção realmente traria resultado positivo. Tampouco avaliou se estava preparada para receber a grande leva de novos consumidores.

A oferta era a seguinte: duas diárias com café da manhã pelo valor de uma. O desconto começou a ser divulgado à meia-noite de uma segunda-feira. Na manhã de terça-feira, 600 pessoas já haviam adquirido o cupom promocional. O problema era que a pousada só tinha 12 apartamentos, ou seja, não comportava a demanda! “Entrei em pânico. As pessoas começaram a ligar ao mesmo tempo e ficaram revoltadas quando viram que não podíamos atender.”, contou Marta Carvalho para o jornal O Estado de São Paulo.

A pousada quase quebrou. A empresária teve de pedir o cancelamento da promoção e se certificar de que o site devolveria o dinheiro para todos os clientes. O pior é que a pousada recebeu vários comentários negativos nas redes sociais, e uma simples busca no Google escancara a experiência desastrosa da empresária.

A rede de lanchonetes Big X Picanha também não teve boa experiência com ofertas em site de compras coletivas. Em menos de um dia, a rede vendeu 30 mil cupons que davam direito a um sanduíche e um petit gateau por R$ 7,90. Sem o desconto, essa compra custaria R$ 26,90.

Apesar de terem contratado profissionais temporários e traçado estratégias de atendimento, em algumas unidades, o tempo de espera para o cliente se sentar chegou a duas horas e, em outras, faltou ingrediente para o preparo da sobremesa. No final, a Big X Picanha teve de planejar uma ação para reconquistar clientes insatisfeitos.

Para lucrar com ofertas em sites de compra coletiva

Para oferecer uma promoção no site de compra coletiva, o negócio deve planejar e verificar se a ação será lucrativa, seja financeiramente, seja conquistando novos clientes, seja divulgando a marca.

Antes de se aventurar, a empresa deve responder às perguntas:

– Quantos clientes a mais o estabelecimento é capaz de receber?

– Há funcionários suficientes para atender à demanda extra?

– Há linhas de telefone para agendar as reservas?

– Qual será o investimento?

É com base nas respostas a essas questões que a empresa deve formatar a oferta. De nada adianta vender milhares de cupons promocionais e não atender bem ao cliente. Seria um “tiro no pé” vender a oferta e fazer o cliente esperar, receber serviço lento e ser mal atendido ou servir uma cerveja quente e comida fria.

O site de compra coletiva pode ser uma oportunidade para a empresa conquistar novos clientes e manter os já existentes. Mas, para isso, a experiência com a marca deve que ser única: o cliente tem que ir embora com vontade de voltar e querer indicar aos amigos.

Assim como para outras estratégias de vendas, o negócio deve se preparar para atender bem o cliente, e isso significa treinar a equipe, estruturar a loja para receber mais pessoas e abastecer o estoque com os produtos necessários para garantir que a oferta seja um sucesso.

Fonte: O Estado de S.Paulo.

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