Publicado por: blogdoprudencio | julho 14, 2011

Para fomentar o empreendedorismo, precisamos aperfeiçoar as práticas de financiamento

Não basta ter uma boa idéia na cabeça para conseguir tirá-la do papel. Os empreendedores brasileiros sabem bem disso. Hoje, uma das principais dificuldades enfrentadas por eles é conseguir financiamento, segundo Alessandro Teixeira, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento. “Atualmente, temos instrumentos financeiros que não tínhamos há dez, 15 anos, mas precisamos mudar nossa mentalidade. Para fomentar o empreendedorismo, precisamos aperfeiçoar nossas práticas de financiamento. Ao contrário de países desenvolvidos, como a Inglaterra, a exigência do retorno do negócio por parte dos investidores ocorre muito rápido no Brasil, no primeiro ou no segundo ano da companhia. É pouco tempo”, argumenta. Com isso, bons negócios que demorariam um pouco mais de tempo para dar retorno acabam não saindo da gaveta.

Nesta quarta-feira, o secretário-executivo debateu o tema do empreendedorismo com executivos de países latinoamericanos e dos Estados Unidos no Fórum Econômico Mundial, no Rio de Janeiro. Além das dificuldades de financiamento, Teixeira apontou a necessidade de capacitação para desenvolver empresários que possam gerir empresas prósperas e sólidas. “É preciso ter a combinação das habilidades corretas com o financiamento correto”.

Para fomentar o empreendedorismo, Teixeira reforçou que devem ser feitas parcerias entre o governo e o setor privado. “É difícil mesmo para o governo promover o empreendedorismo. Existe uma grande diferença entre fazer isso e combater o desemprego. Precisamos da ajuda da iniciativa privada”.

Por Elisa Campos

Fonte: Época Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: